-
Arquitetos: Juan Carlos Sabbagh Arquitectos
- Área: 503 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Nicolás Saieh Larronde
-
Fabricantes: CLC Maderas, Cortizo, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa era uma casa com um programa bastante extenso que deveria ser desenvolvido em um único nível. O terreno tem um declive acentuado virado a norte e o acesso é feito pelo seu lado sul. Na encosta é proposto um volume semienterrado, que se enterra contra a colina a Sul para permitir o acesso da rua através da cobertura e é destacado do solo a Norte para procurar as melhores vistas para o vale e para o campo de Golfe.
Quando acessada pela cobertura, torna-se a quinta fachada e a de maior destaque, por isso se propõe uma esplanada limpa para contemplar a paisagem. O único elemento que interrompe esta esplanada é o deck de estacionamento que assenta sobre um volume de madeira que contém o armazém e se estende pelo pátio de pé-direito duplo para definir o acesso que permite descer uma escada que rodeia uma árvore até ao Hall. o nível inferior. Este telhado e uma parede no limite leste exageram a perspectiva e enquadram a vista distante do vale e das montanhas. O pátio de acesso situa-se no centro da casa e permite organizar o programa que se desenvolve à sua volta.
Todos os programas mais públicos, como a sala de estar, a sala de jantar e o terraço principal, situam-se a norte, procurando as melhores vistas. A poente encontram-se a cozinha e as áreas de serviço, protegidas do sol forte com um pátio enterrado e uma rampa com gradeamento que desce dos estacionamentos, o que permite descarregar com maior conforto e também poder passar diretamente para o jardim sem ter que passar pela casa, o que é muito útil para determinados eventos sociais.
A sul, o escritório e a sala também estão voltadas para um pátio enterrado mas mais privado e contido, que permite iluminar e ventilar os espaços interiores de forma transversal ao pátio central. A nascente, as áreas mais privadas, como quartos e casas de banho, procuram uma boa exposição solar, mas controlada, uma vez que só recebem sol pela manhã. Estes recintos, através de um pátio que lhes confere privacidade, têm acesso direto ao jardim principal.
A casa eleva-se do solo em direcção ao jardim Norte devido à inclinação do terreno, o que lhe confere uma melhor perspectiva e domínio da paisagem. A piscina é utilizada como elemento de contenção paralelo à casa, o que permite a geração de uma área gramada horizontal e nivelada. Este foi desenhado com um comprimento semelhante à largura da casa e fica sem rebordo para a paisagem de forma a gerar um reflexo infinito para as vistas distantes e para o campo de golfe.